sábado, 4 de fevereiro de 2012

NOVE DOENÇAS DO VERÃO

Na estação mais quente do ano, surgem alguns típicos probleminhas de saúde. “Todos eles podem ser evitados, afirma o dermatologista Valcinir Bedin, de São Paulo. Saiba driblar as armadilhas do calor.
1. Otite externa:
O que é? Infecção do canal auditivo. É provocada pelo calor e pelo calor e pela umidade, que inflamam os pelos de dentro da orelha. É mais comum em quem freqüenta praia e piscina. Nas crises de dor é preciso tomar analgésicos e aquecer o local.
Fuja dela! Depois que sair da água, seque o ouvido com uma toalha. Não nade em praias consideradas impróprias.
2. Insolação:
O que é? Ocorre quando a pessoa fica muito exposta ao sol. Os principais sintomas são falta de ar, dor de cabeça, náuseas, tontura, temperatura do corpo elevada, queimadura na pele, extremidades arroxeadas e até mesmo inconsciência.
Fuja dela! Use sempre protetor solar e chapéu de abas largas. Só se exponha ao sol nos horários em que ele está mais fraco.
3. Brotoejas:
O que são? Erupções vermelhas que aparecem nas dobras da pele, como pescoço e axilas. São mais comuns em crianças. Para acalmar a irritação, use pasta d’água nas feridas.
Fuja delas! Evite o sol e roupas de tecidos sintéticos. Vista peças arejadas, trocando-as sempre que ficarem suadas. Nada de água pelando no chuveiro – prefira banhos mornos.
4. Candidíase:
O que é? Doença causada por um fungo que ataca a vagina e provoca corrimento branco, ardor ao urinar e coceira. É comum em mulheres de todas as idades. O tratamento dura uma semana e é feito com antifúngicos e pomadas vaginais. Nesse período, sexo só com camisinha.
Fuja dela! Nada de ficar com o biquíni molhado por muito tempo. Calor e umidade favorecem a reprodução dos fungos.
5. Conjuntivite infecciosa:
O que é? Inflamação extremamente contagiosa da pele transparente que recobre o “branco” dos olhos. Os olhos ficam vermelhos e lacrimejantes, soltando uma secreção amarelada. É muito fácil contraí-la em praias impróprias para banho e em piscinas que não estejam bem tratadas.
Fuja dela! Não tome banho em lugares indevidos, não compartilhe toalhas e evite o contato com pessoas infectadas.
6. Frieira:
O que é? Micose altamente contagiosa que aparece entre os dedos dos pés. Causa vermelhidão e coceira.
Fuja dela! Não ande descalça em locais públicos, como vestiários e piscinas. Evite tocar em animais desconhecidos e usar calçados de outras pessoas. Além disso, deixe os pés arejados sempre que puder: ande descalça dentro de casa e use sandálias abertas.
7. Onicomicose:
O que é? Doença que deixa as unhas amarelas e grossas. É provocada por um fungo e causa muita dor. É transmitida no contato com o solo, pés e mãos de outras pessoas, e através de alicates e tesouras contaminadas. O tratamento é feito com antifúngicos e pomadas.
Fuja dela! Use sapatos abertos e não dispense o chinelo na piscina e em banheiros públicos.
8. Desidratação:
O que é? Perda excessiva de líquidos e sais minerais. O risco é muito maior no verão, porque é a estação em que transpiramos mais. De maneira geral, a causa mais comum de desidratação é a diarréia, desencadeada pelas intoxicações alimentares.
Fuja dela! Use roupas leves, beba muita água e não coma alimentos fora da data de validade ou sem refrigeração.
9. Pano branco:
O que é? Micose provocada por um fungo que vive naturalmente no couro cabeludo. Quando ele prolifera em excesso, atinge principalmente o tronco e os braços, causando manchas brancas na pele. Em geral, só é percebida após a exposição ao sol, porque a área atingida não bronzeia. Raramente provoca coceiras.
Fuja dele! Nos dias mais quentes, evite passar cremes muito oleosos nos cabelos. Prefira protetor solar em gel e dispense os óleos bronzeadores.

Patrícia Diniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário